Fazer Alongamentos



By Alongamentos.com • Alongamentos • 13 Jun 2011


Fazer Alongamentos

Quando alongar?

É importante alongar adequadamente a musculatura logo antes de iniciar uma atividade física. Isso prepara os músculos para as exigências que virão a seguir, protegendo e melhorando o desempenho muscular. Além disso, como não é raro que a prática de exercícios provoque dores musculares 24 horas após o seu término, alongar-se imediatamente após o exercício reduz o aparecimento da Dor Muscular Tardia. Pela sua facilidade de execução, a maioria dos alongamentos podem também ser feitos, praticamente, a qualquer hora. Ao despertar pela manhã, no trabalho, durante viagens prolongadas, no ônibus, em qualquer lugar. Sempre que for identificada alguma tensão muscular, prontamente algum tipo de alongamento pode ser empregado para trazer bem estar.

Como alongar?

Antes de mais nada, é importante aprender a forma correta de executar os alongamentos, para aumentar os resultados e evitar lesões desnecessárias. Inicie o alongamento até sentir uma certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando por 30 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves. O mesmo alongamento pode ser repetido, buscando alongar um pouco mais o músculo, evitando sentir dor. Para aumentar o resultado, após cada alongamento, o músculo pode ser contraído por alguns segundos, voltando a ser alongado novamente. É a técnica chamada de alonga – contrai – alonga. De uma forma geral, sempre devem ser preferidos os alongamentos estáticos, em detrimento dos dinâmicos, que são o resultado de movimentos amplos e bruscos dos músculos. Ao contrário dos alongamentos estáticos, os dinâmicos, ou também chamados de alongamentos balísticos, propiciam o desenvolvimento de lesões musculares.

Alongamento

O alongamento deve ser feito antes de iniciar qualquer atividade física e, no final delas. Ele ajuda a prevenir lesões nos músculos e tendões, evita dores musculares e aumenta a flexibilidade do atleta.

Aquecimento

Ele tem papel fundamental na malhação. O aquecimento faz com que a temperatura corporal aumente, o que por conseqüência aumenta a força muscular. Ele também otimiza a coordenação neuromuscular. Para se ter uma idéia, em cada grau corporal aumentado, o metabolismo celular aumenta e isso resulta em uma liberação mais rápida de oxigênio do sangue para os músculos.

As roupas

É fundamental que sejam leves, flexíveis e confortáveis para facilitar o exercício. Use roupas de acordo com a temperatura. Não esqueça de usar meias apropriadas a cada tipo de exercício, para prevenir a formação de bolhas. Um tênis com amortecedor é muito importante para que não ocorram lesões nas articulações. Em caso de esportes aquáticos, não fique com maiô molhado por muito tempo e use touca.

O banho após os exercícios

Ele deve ser iniciado 10 ou 15 minutos após o término dos exercícios, não antes disso, para que o processo de sudorese termine. Tome uma ducha morna, para relaxamento dos músculos.

A hidratação

Melhor do que só hidratar o corpo, é também repor os sais minerais perdidos durante a malhação. A água é a bebida que mais agrada na reposição líquida, mas sucos, água de coco e isotônicos também podem servir como ótimos aliados na reidratação. Não importa qual dessas bebidas, o importante é bebê-las durante e após os exercícios.

  • Lucas18lindoso

    Aqui não tem nada que eu procuro _|_

    • http://www.luisramalho.com Luís Ramalho

      Lucas, diga-me por favor o que procura que tentarei colocar aqui. Obrigado e peço desculpa.

  • http://www.luisramalho.com Luís Ramalho

    Obrigado pela sugestão Sylvana, contudo a diferença é que os alongamentos aumentam a flexibilidade, ou seja, a flexibilidade é uma consequência dos alongamentos. Quanto ao aquecimento, há alongamentos – chamados alongamentos dinâmicos – que são utilizados como aquecimento. Alongamentos estáticos deverá fazer depois do treino. Espero ter esclarecido as suas dúvidas.

  • Miguel

    Gostaria de solicitar alongamentos com ajudas focalizando mais a vertente competitiva do desporto e nao apenas actividade fisica se fosse possivel

    • http://www.luisramalho.com Luís Ramalho

      Obrigado Miguel, tem alguma sugestão?

  • Leyvesantos

    Pela primeira vez que visito esse site, me surpreendir.Muito interessante, continuem assim. Parabens!

  • Leyvesantos

    Amei as dicas.Parabens, continuem assim. Bjs!

    • http://www.luisramalho.com Luís Ramalho

      Obrigado! =)

  • http://www.luisramalho.com Luís Ramalho

    Bruno, o alongamento para as crianças é igual ao dos adultos. Estamos a falar dos mesmos músculos.

  • Marcos

    Quais vitaminas seriam bom para mim tomar para eu adquirir mais força.

  • http://www.luisramalho.com Luís Ramalho

    Bruno, há um excelente site que recomendo http://www.dietas.pt — oferecem dicas sobre como ter uma boa alimentação.

  • Joana

    É aconselhável a pratica de exercícios físicos quanto tempo após as refeições ? Devo comer alguma coisa antes ? Fazer o exercício com fome, ajuda a queimar calorias ?

    • http://www.luisramalho.com Luís Ramalho

      Joana, o recomendado é uma refeição leve de hidratos de carbono saudávels (massa integral por exemplo) 1h30 minutos antes do treino. Fazer exercício com fome não é bom, isto porque além de queimar gordura irá consumir músculo pois o seu organismo necessita de energia. Bom treino!

  • Isadorapassaglia

    GOSTEI MUITO ME AJUDOU NO TRABALHO DE ED. FISICA

  • isabella

    essse povo e cara de bosta

  • palloma

    gostei desse site me ajudou no trabalho de educaçao fisica

    • http://www.luisramalho.com Luís Ramalho

      Obrigado Palloma!

  • Elpidio_didi

    meu nome e elpidio 34 anos. pratico atividades fisica aos 12 anos fac musculacao e corro na rua. tenho o corpo definido nunca tomei nem um tipo de anabolizante, tomo supremento mais nunca fico como eu queria .como fasso pra aumentar mais os musculo?

  • JOYCE

    QUAIS SÃO OS TIPOS DE ALONGAMENTO
    TODE MIM RESPONDE

  • Jeda

    Que alongamenstos indica para caminhada, para quem passa muito tempo em pé ou sentada?